Assembléia de Deus de Bom Jesus de Goiás

Assembléia de Deus de Bom Jesus de Goiás

segunda-feira, 24 de novembro de 2014

O milagre da cura de Naamã!

O milagre da cura de Naamã

LIÇÃO 9 – 30 de Novembro de 2014

O milagre da cura de Naamã!

TEXTO AUREO

“E muitos leprosos havia em Israel no tempo do profeta Eliseu, e nenhum deles foi purificado, senão Naamã, o siro”. (Lc 4.27).

VERDADE APLICADA

Assim como um médico prescreve uma receita para a cura de um paciente, o nosso Deus indica a maneira correta de alcançarmos o sobrenatural em nossas vidas..

OBJETIVOS DA LIÇÃO

 Especificar o tipo de lepra de Naamã, quem era, e como foi influenciado a buscar a cura;
 Revela como foi o tratamento utilizado por Deus para a quebra de seu orgulho;
 Ensinar lições práticas acerca da cura de Naamã.

GLOSSÁRIO
 Segregar: Estar à margem de;
 Copiosamente: Abundantemente;
 Endossar: O mesmo que garantir.

HINOS SUGERIDOS
 20, 39, 360.

TEXTOS DE REFERÊNCIA

2Rs 5.1 – E Naamã, capitão do exército do rei da Síria, era uma grande homem diante do seu senhor, e de muito respeito; porque por ele o Senhor dera livramento aos sírios; e era este homem herói valoroso, porém leproso.
2Rs 5.9 – Veio, pois, Naamã com os seus cavalos, e com o seu carro, e parou à porta da casa de Eliseu.
2Rs 5.10 – Então Eliseu lhe mandou um mensageiro, dizendo: Vai, e lava-te sete vezes no Jordão, e a tua carne será curada e ficarás purificado.
2Rs 5.13 – Então chegaram-se a ele os seus servos, e lhe falaram, e disseram: Meu pai, se o profeta te dissesse alguma grande coisa, porventura não a farias? Quanto mais, dizendo-te ele: Lava-te, e ficarás purificado.

LEITURAS COMPLEMENTARES:

Segunda
Terça
Quarta
Jr 17.14
Pv 16.18
Sl 119.37
Quita
Sexta
Sábado
Jr 18.6
Pv 28.13
2Rs 5.14

Introdução
A cura de Naamã apresenta inúmeras lições que principiam no orgulho humano e se estendem até o profético. Todos os milagres registrados tem um fundamente, eles não aconteceram de fora despropositada, pois Deus jamais realiza algo sem propósito (Rm 15.4).

OBJETIVO E SINOPSE – TÓPICO 1
 Especificar o tipo de lepra de Naamã, quem era, e como foi influenciado a buscar a cura;

1. Naamã o vencedor vencido:
Deus usou muitos agentes para efetuar a conversão de Naamã, de um homem orgulhoso e autossuficiente, em um homem crente, humilde, e reverente (1Rs 5.15-18). A Bíblia o descreve como um homem respeitado, homem pelo qual o senhor dera livramento aos sírios (1Rs 5.1).

1.1. Campeão por fora leproso por dentro;
Naamã era um homem de poder, uma figura de destaque na nação e temido pelos inimigos (2Rs 5.1), Só havia um problema: era portador de lepra, uma doença incurável, fazia desse vencedor um homem derrotado. Naamã era um vencedor vencido por uma doença. Duas coisas nos chamam atenção com respeito a Naamã: a primeira é que sua lepra não era igual a que Deus emprega para disciplinar seu povo (Nm 12.9-15), ou como a lepra que conhecemos cientificamente, porque sua lepra não era daquele tipo que o segregava da sociedade. Ele vivia em família, e com toda a sociedade; a segunda é que Jesus afirmou que havia muitos leprosos em Israel, mas somente Naamã foi curado o que nos faz acreditar que Deus tinha um propósito especial na realização desse milagre (Lc 4.27).
Naamã tipifica aquelas pessoas que resolvem os problemas externos com grande facilidade, mas aqueles internamente sofrem copiosamente. Pessoas que por fora ostentam ser indestrutíveis, mas quando chegam a suas casas e tiram a roupagem de heróis, sabem perfeitamente que a derrota é sua fiel companheira. Pessoas que para muitos são a solução, mas que esperam desesperadamente o fim de suas provações.

1.2. General, mas orientado por uma menina anônima;
A Bíblia nos mostra que havia em as casa uma menina sem nome, porém, muito importante para a sua vida, a qual foi trazida cativa da terra de Israel por suas tropas (2Rs 5.2). Vendo seu estado e preocupando-se com seu bem estar, a menina comunica à esposa do general que seu marido poderia ser restaurado se estivesse diante do profeta que estava em Samaria. A palavra dessa menina trouxe entusiasmo, lhe deu a notícia. Com as esperanças renovadas, Naamã fez saber a seu rei, o qual escreve uma carta ao rei de Israel e entrega provisões a seu valoroso general (2Rs 5.4-6). O que mais nos alegra nessa menina sem nome é que a lepra de Naamã não tem força sobre ela, mas sua compaixão é quem influência a vida de Naamã. Não é necessário termos nome ou fama para realizarmos algo grandioso (Is 53.2-4)

1.3. General, Mas auxiliado por uma mulher especial;
Naamã era um homem bom, cercado de pessoas que primava por seu bem estar. Poderíamos afirmar que sua esposa era uma mulher muito especial. Como deve ser a vida de uma esposa que tem um marido nessas condições? Esse tipo de doença cheira mal, e somente com uma gigantesca paciência que excede os limites de nossos tempos é que um relacionamento com esse perdura. O milagre do corpo de Naamã é poderoso, mas o de seu casamento é de surpreender. Por muito menos que isso os casamentos de hoje se dissolvem. Essa mulher tem uma forte lição para os matrimônios de nossos dias, pois por simples vaidade, as pessoas abandonam tanto a juramento quanto a benção dada por Deus.
        A mulher de Naamã e outra mulher sem nome, mas com uma qualidade de poucas no universo. Assim como a menina escrava, e seus próprios servos (2Rs 5.13). Cada uma dessas pessoas atua no milagre de sua vida de forma particular, mostrando que sua maior vitória era o companheiro daqueles que lhes eram familiares.

 Revela como foi o tratamento utilizado por Deus para a quebra de seu orgulho;

2. Naamã e profeta Eliseu:
O último agente usado para Deus para cura de Naamã foi profeta Eliseu, que tanto ignorou sua presença quando seus presentes. Eliseu resolveu o problema com uma receita sete mergulhos para quebrar o orgulho

2.1. A comitiva e a decepção;
Naamã era um homem orgulhoso como mostraram estas observações:
1)    Ele veio à casa de Eliseu esperando ser recebido com toda a popa compatível com sua posição (2Rs 5.9);
2)      “a ter contigo” é uma posição enfática significando a uma pessoa como eu (2Rs 5.11);
3)      “certamente” (ARC, BJ; NVI, “eu estava certo de que ele sairia”) uma tradução do infinitivo absoluto hebraico “sairia” também enfatiza o fato de que Naamã considerava dever de Eliseu ir até ele, por ser socialmente inferior;
4)      Sua recusa em executar o plano diferente do que ele idealizara (2Rs 5.11-12). A maior decepção de Naamã foi receber apenas a receita para a cura, pois o profeta sequer o recebeu.
Elizeu deixou Naamã em maus lençóis, pois sou se submetia ao tratamento, ou retornava do mesmo jeito. Eliseu deixou claro também que seu ministério não poderia ser comprado, fator muito comum nos ministérios de nossos dias.
       
2.2. Tratamento de choque no orgulho;
“não são porventura Abana e Farpar, rios de Damasco, melhores do que todas as águas de Israel”? Não me poderia eu lavar neles, e ficar purificado? “E voltou-se, e se foi com indignação” (2Rs 5.12). Ao dirigir-se ao profeta Eliseu, Naamã trouxe ouro e prata, símbolos de sua riqueza pessoal; dez mudas de vestes festivas caríssimas, símbolos de seu fino gosto; uma carta de recomendação do rei da Síria, símbolo do seu prestígio. Naamã pensava que Eliseu se comoveria com sua apresentação. Porém, o que mais chamou atenção do profeta foram seu orgulho e sua altivez. O orgulho de Naamã ofuscou sua doença, e o Jordão, embora fosse uma afronta, era o lugar de seu milagre. Toda humilhação Divina culmina em grande exaltação (Pv 18.12)

2.3. Ele desceu (2Rs 5.14);
A imposição Divina de humilhar Naamã tinha um propósito definido: revelar-se a ele. A cura alcançada por Naamã restaurou tanto seu corpo físico quanto sua alma orgulhosa. O texto é claro quando diz: ”ele desceu, mergulhou” (2Rs 5.14). até que ponto ele desceu? Teve que se despir e mostrar a todos quem realmente. Esse é o clássico exemplo de uma genuína conversão, despir-se  publicamente, crendo que a remissão esta na palavra de salvação. Quando desceu, seu orgulho deu lugar a humildade, mas quando mergulhou, sua visão acerca das coisas espirituais foi totalmente aberta, ele descobriu que havia um Deus verdadeiro em todo o mundo, o Deus de Israel.
        Naamã que havia se submetido, a Rimom em busca de um milagre, encontrou no Deus de Israel muito mais que a cura de seu corpo. Ao retornar diante de Eliseu, ele oferece sua formatura, não como no primeiro encontro, mas com uma pura expressão de gratidão pelo que Deus havia realizado em sua vida através do profeta.

OBJETIVO E SINOPSE – TÓPICO 3
 Ensinar lições práticas acerca da cura de Naamã.

3. As lições da cura Naamã:
        Naamã provou sua fé por seu trabalho; ele creu na Palavra e augiu de acordo com ela. Apresentava-se diante de Eliseu um novo homem não mais leproso. Agora, um homem restaurado, humilde, com fé no verdadeiro Deus e acima de tudo agradecido (2Rs 5.15).

3.1. Chegou um general retornou um servo!
            “E disse Naamã: Se não queres, Dê-se a este teu servo uma carga de terra que baste para carregar duas mulas; porque nuca mais oferecerá este teu servo  holocausto nem sacrifício a outros deuses, senão ao Senhor (2Rs 5.17). Naamã deu testemunho público do poder do Senhor e de que Ele é o impressionante como Ele mesmo apresentou como ele mesmo se apresentou: “esse Teu Servo”. Naamã não somente deixou a sua lepra no Jordão, deixou também seu orgulho e sua altivez. Naamã sempre fez parte da nobreza, mas aprendeu coma profeta de Israel que a cura da alma habita nos lugares mais simples e menos desejados  como o Jordão. Um mergulho como esse faria bem a muitas pessoas em nossos dias.
            O trajeto do milagre de Naamã envolvia despir-se, não somente de suas vestes, mas daquele velho homem orgulhoso. Todavia, o ponto mais interessante do milagre está no cumprimento dos mergulhos que representam a perseverança e a fé na palavra profética.

3.2. Um grande ministério não pode ser comprado;
A atitude honesta do uso dos dons fez com que a palavra de Eliseu fosse autenticada por Deus. Precisamos ter em mente que o Senhor não mandou Elizeu profetizar nada a para Naamã, grande parte de suas predições foram sempre assim, endossadas  pelo Senhor (2R2.20-22; 6.6-7; 7.18). Trezentos e cinquenta quilos de prata, setenta e dois quilos de ouro, e dez vestes festivas coloridas (somente os ricos possuíam), sequer balançaram o profeta. Eliseu era um homem conectado, inviolável, e que jamais seria capaz de negociar seu ministério ou bênção de Deus. Eliseu nos ensina que “unção” representa o selo de uma autoridade, e que homem de Deus deve ser incorruptível, não misturando o santo com o profano (Fp 2.15)

3.3. Deus cura quem Ele quer;
            “E muitos leprosos havia em Israel no tempo do profeta Eliseu, e nenhum deles foi purificado, senão Naamã, o siro” (Lc 4.27). sabemos que o nosso Deus é o Deus das coisas impossíveis, mas não podemos esquecer que seus milagres têm sempre uma finalidade. O foco da cura de Naamã estava não somente na quebra de seu orgulho, mas em como sua salvação se  tornou notória a todos. Jesus disse que havia muitos leprosos, mas somente Naamã foi curado. Isto nos leva a valorizar tudo aquilo que o Senhor faz em nosso favor. Quantos já desceram a sepultura? Quantos estão perdidos e sequer sabem o que é sentir o gozo do Espírito Santo? Por isso, Naamã estava grato, ele sentiu a graça sobre si.
            No que diz respeito aos salvos, será que nossas experiências com Deus têm nos conduzido a grandes reflexões, ou o tempo passa continuamos com se nada tivesse ocorrido conosco? Será que não precisamos descer e mergulhar como fez o general?

Conclusão
            A arrogância pode nos fazer enxergar apenas aquilo que nos convém, é nessa hora que precisamos de um Jordão, um lugar onde realmente não desejamos mergulhar, mas de vital importância para nos purificar. O importante é que  mesmo não querendo Naamã optou por obedecer, e essa obediência lhe conferiu o milagre mais precioso de sua vida, a cura de seu corpo e a redenção de sua alma.

QUESTIONÁRIO

1. Como a Bíblia descreve Naamã?
R: Uma figura de destaque na nação e temido pelos seus inimigos (2Rs 5.1).
2. Qual a doença de Naamã?
R: A lepra (2Rs.5.1-14)
3. Qual o profeta Naamã se dirigiu para ser curado?
R: O profeta Eliseu (2Rs 5.9)
4. Cite três agentes usados na cura de Naamã? 
R: A menina escrava, a esposa de Naamã e seus servos (2Rs 5.2-4,13).
5. O que representou para Naamã desceu e mergulhar?
R: Desceu para se tronar humilde, mergulho para abri ao visão (2Rs 5.14).
8.1-6).

REFERÊCIAS BIBLIOGRÁFICAS:

·         Editora Betel 4º Trimestre de 2014, ano 24 nº 93 – Jovens e Adultos - “Dominical” Professor – Milagres do Antigo Testamento – Compreendendo o cuidado divino através das intervenções milagrosas na história do seu povo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário